TUDO SOBRE INSTRUMENTOS DE SOPRO, E PORQUE NÃO DE OUTROS TAMBÉM?

vibrações no sax

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

vibrações no sax

Mensagem  sandro villaca em Dom 4 Jul 2010 - 17:51

sou novo aqui e postei em outro fórum a seguinte pergunta: "alguem poderia falar alguma coisa sobre vibrações do sax? numa conversa informal com amigos, foi dito que o sax nao vibra por igual. Existe locais do corpo que vibra mais que outros e que isto é que dá o som mais encorpado ou não. Alguem já ouviu falar sobre isto? achei muito curioso."

achei muito interessante o assunto.

sandro villaca

Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/07/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: vibrações no sax

Mensagem  WJMachado em Seg 5 Jul 2010 - 4:34

.... olha, não sou especialista em acústica, então qualquer coisa é mera inferência.... mas até onde sei, as vibrações ocorrem mais na campâna.... quanto ao som ser mais incorpado, pode até ser uma dos fatores, mas não creio ser o principal, afinal o Yamaha é conhecido também por não ter esse som encorpado mas vibra muito.... então, encorpado creio eu ter mais há ver com Liga metálica, Ressonadores e principalmente Boquilha e Palheta..... dependendo do conjunto boquilha e palheta que você usar, irá mudar o timbre de um Yamaha ou de um Conn ou de Weril uma barbaridade.
avatar
WJMachado

Mensagens : 13
Data de inscrição : 09/06/2010
Localização : Indaiatuba / Campinas

Ver perfil do usuário http://blig.ig.com.br/wjmachado/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: vibrações no sax

Mensagem  Convidad em Qua 7 Jul 2010 - 19:10

Olá Sandro Villaça: deixando as coincidências de lado, estou preparando todo um "aparato" para em setembro fazer diversas experiências e medições sobre este tema. Digo setembro porque será o mês de minhas férias. E estas experiências vieram à tona por conta de alguns depoimentos e artigos que li sobre as vibrações dos saxofones. Existem artigos interessantes assim como depoimentos sem qualquer lógica. . Apenas para esclarecer, as experiências serão feitas com um saxofone tenor sem sapatilhas e ressonadores. Serão diversas medidas tendo como parâmetro inicial apenas o corpo do sax. A partir das observações iniciais, outros parâmetros poderão inseridos, mas falar qualquer coisa neste momento seria prematuro de minha parte. Espero em breve ter respostas consistentes
Um grande abraço.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: vibrações no sax

Mensagem  sandro villaca em Qui 8 Jul 2010 - 20:11

Oi WJMachado, eu tambem li que os yamahas vibram mais. Deve ser por causa do metal, como voce disse. Fiquei curioso em saber que experiencia é esta que o Celo vai fazer.

sandro villaca

Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/07/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: vibrações no sax

Mensagem  Convidad em Ter 13 Jul 2010 - 19:28

Olá Sandro: eu tambem estou curioso em saber os resultados da experiência que irei fazer. Duas coisas podem acontecer: nada..risoss, ou informações relevantes para ser utilizadas nos saxofones de tal forma alterar os seus timbres.
O aparato já está todo pronto.
Abraços a todos

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: vibrações no sax

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum